quinta-feira, 30 de junho de 2011

Espaço de reflexões

Bom dia professora Daniela e colegas.
Após ver alguns trabalhos realizados, decidi-me por fazer uma comparação entre o meu trabalho e da colega Gisela porque as entrevistas que realizei foram a alunos do 12º Ano enquanto que as efetudas pela Gisela foram a alunos do ensino superior.
Pode-se retirar algumas conclusões, a principal é que na globalidade as respostas não diferem muito entre os dois trabalhos, mesmo pertencendo a níveis de ensino e países diferentes.
No que respeita ao uso das TIC, Internet, e Telemóvel, os quatro alunos respondem de forma muito semelhante, diferindo no número de computadores, o que nos mostra que nas entrevistas realizadas por mim os alunos têm outro nível de capacidade financeira, mas não significa nada em termos de construção de identidade social.
O uso que fazem das redes sociais é muito diferente, os alunos Angolanos do ensino superior não têm nenhuma página enquanto os alunos de Mora do 12º Ano têm, embora tenham um certo cuidado em relação às informações que disponibilizam nas suas páginas pessoais devido ao receio que outras pessoas utilizem indevidamente as informações por eles lá colocadas.
Neste aspeto podemos verificar que estamos perante uma capacidade de tomada de decisão em relação às suas vidas. A falta de consenso em termos de qual dos dois é mais importante (Computador / Telemóvel) ajuda a concluir que ambos têm uma importância enorme na vida dos adolescentes e na construção da suaidentidade social.
Podemos concluir que independemente da localização dos entrevistados todos fazem uma utilização similar das tecnologias ao seu dispôr, representando muito no desenvolvimento e na construção da sua identidade social...
Cumprimentos
Carlos Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário